Claudia Mader


Conheço muitas abordagens voltadas ao desenvolvimento do ser humano. Nenhuma me convence tanto quanto o Método Feldenkrais. Amo a leveza e a clareza que ela engendra em mim. A interação entre pesquisa e descanso, atividade e processamento parece-me essencial para a vida. Levo essas qualidades para outras pessoas através do ensino e da minha presença. Vejo o meu trabalho como uma contribuição importante para ajudar às pessoas a tomarem em suas próprias mãos seu bem-estar e saúde.

Nasci em 1964 em Munique, Alemanha. Lá me formei no segundo grau no Colégio Sophie Scholl. Depois, por alguns semestres, estudei filosofia, literatura e estudos teatrais, antes de me dedicar ao teatro. Durante meus estudos e meu tempo trabalhando com teatro, experimentei várias vezes o Método Feldenkrais e fiquei sempre impressionada com o efeito profundo e positivo no meu bem-estar. Em 1998, decidi fazer a formação profissional.

Graduei-me como professora do Método Feldenkrais em 2002, certificada pela Coordenação de Educação Médica Continua da Faculdade de Medicina da Universidade de Colima, México, a Associação Norte Americana do Método Feldenkrais e pela Federação Internacional do Método Feldenkrais. Sou membro certificado da Associação Austríaca Feldenkrais e membro da Cooperativa Professorxs de Feldenkrais Brasil. Em setembro 2016, recebi o meu certificado de Feldenkrais Assistant Trainer.

Ofereço aulas em grupo e sessões individuais. Ministro conferências, palestras e oficinas. Estudo e aplico o Método Feldenkrais para adultos e para crianças com necessidades especiais, acompanhando indivíduos na reabilitação, com dores crônicas e dificuldades neurológicas. Para colegas ofereço supervisão, orientação, grupos de estudos e cursos avançados. Ensino em português, alemão, inglês e espanhol.

Desde 2017 moro em Uberlândia, Brasil. Aqui procuro a cooperação com instituições locais e busco me conectar com pessoas que podem se beneficiar do Método Feldenkrais. Diversas vezes tive a oportunidade de apresentar Feldenkrais como um método somático no Departamento de Dança da Universidade Federal de Uberlândia.